5 hábitos simples para gerenciar sua ansiedade
Por Mick Ukleja
É preciso esforço para parar o ciclo da ansiedade. A ansiedade pode brotar tão rápido quanto cogumelos em um quarto escuro. Parece se multiplicar na imensidão de nossas mentes. E se ficarmos preguiçosos, ela vai retirar o melhor de nós.
Por mais contra-intuitivo que seja, a ansiedade é um hábito preguiçoso. Geralmente o associamos a velocidade, corrida, atividade, histeria, desequilíbrio, funcionamento acelerado, equilibrismo e outras atividades fora de controle. Quando ficamos ansiosos, estamos imersos no pensamento de fracasso; assim, como um roedor assustado, aceleramos a esteira.
Poderia ser o pensamento preguiçoso que impede os que sofrem de ansiedade de pressionar os pensamentos que geram esse terror emocional? Poderiam hábitos preguiçosos de pensamento estar alimentando nossa ansiedade?
Alguns têm uma predisposição para sofrer de ansiedade. Outros sofrem de ansiedade aguda. Portanto, a ansiedade pode ser uma aflição com a necessidade de um terapeuta qualificado. Mas todos os humanos têm algum grau de angústia e ansiedade. O continuum vai de muito pouco a extremo.
Aqui está o ponto: a ansiedade eleva a cabeça pela aflição, mas aumenta o corpo pelo hábito.
O que você faz com os pensamentos ansiosos que começaram a inundar sua mente quando você começa o ano? Os cenários “e se” e as dramáticas “catástrofes” não são escassas. Alimentá-los cegamente cria sulcos de pensamento que fornecem as pistas para um ciclo fechado de pensamento do dia do juízo final. Nós vamos dando voltas e mais voltas, aprofundando ainda mais os pensamentos.
Nós temos uma escolha. Podemos pressionar contra esse pensamento nefasto ou podemos simplesmente deixar que isso aconteça. A ansiedade é tão desmoralizante e emocionalmente cansativa que evitamos lidar com ela. Lembre-se de que este é um processo de pensamento. As experiências não produzem pensamentos tanto quanto os pensamentos produzem experiências.
Relacionado: 4 maneiras de reprogramar ativamente seus pensamentos
Isso dá trabalho. É preciso esforço para parar o ciclo da ansiedade. Eventualmente, novas experiencias substituirão as antigas. A ansiedade sempre se “criará” na sua cabeça. Enquanto fazemos o trabalho para identificar o pensamento que cria a emoção, podemos impedir que ela se enraíze e cresça.
Aqui estão cinco hábitos simples que podem ajudar.
- Lembre-se regularmente de todas as coisas boas da sua vida.
Essa prática diária de gratidão, e até minuto a minuto, se tornará uma mentalidade ao longo do tempo. Ter o dobro do que você tem agora não o fará mais feliz, muito menos a ansiedade.
“Satisfação é riqueza natural, luxo é pobreza artificial.” —Sócrates
A ansiedade ganha um ponto de apoio quando negligenciamos tudo o que temos, procurando o que não temos.
- Limite suas escolhas.
Pare de tornar infinitas as possibilidades. Você não precisa fazer tudo. E não é isso o que é sabedoria, você sabe se desapegar do que você não precisará nem usará? O segredo da concentração é a eliminação.
- Faça o seu melhor todos os dias.
Alguns dias você fará melhor que outros. Quando se está doente, não é possível se sair tão bem quanto quando você está saudável, mas é possível fazer o seu melhor. Saber que você fez o seu melhor deve ser satisfatório. Certifique-se de que é.
- Continue escolhendo se opor às velhas formas de pensar.
É assim que os hábitos são formados. A ansiedade lhe causa preocupações desnecessárias e até sofrimento. Pode ser como um vírus no final de nossos nervos, deixando-nos nervosos e com dores. Recue contra esses pensamentos que o criam. Não deixe que a ansiedade se torne seu modo padrão. Retroceda
- Faça da ansiedade seu aliado.
Como ela aparecerá, é melhor aprender a usá-la de forma produtiva. Ao manter o controle de seu pensamento, esse parasita traquina pode adicionar vitalidade à sua vida. Pode ajudá-lo a sair da cama em vez de mantê-lo debaixo das cobertas. Pode ser um motivador eficaz. Isso pode torná-lo mais produtivo. Apenas não deixe que isso o deixe infeliz ou imóvel.
A chave é chamá-la quando ela surgir. Veja isso vindo como uma grande onda. Não corra e não deixe que isso o imobilize.
A coragem permite o envolvimento total, que de outra forma é bloqueado pelo medo. Coragem leva a ação adiante diante da ansiedade.
Traduzido por Rogerio F. Silva